Saturday, November 21, 2009

CELEBRANDO O AMOR - FRATERNIDADE

Introdução:
(1) O cenário evangélico ao redor da Terra está vivenciando 4 tipos de crises:
a) Crise de Identidade – Quando está se perdendo a semelhança de Cristo
b) Crise de Prioridades – Quando Jesus perde o primeiro lugar
c) Crise de Integridade – Quando o caráter cristão se corrompe
d) Crise de Fraternidade – Quando o amor esfriou (Mt 24:12; 2 Tm 3:2-5)
Nesta história preciosa de dois amigos: Davi e Jônatas, temos as lições do amor ágape. Amizade tão sincera, que venceu os revezes, as contradições, o sentimento faccioso, venceu o próprio diabo.
A CELEBRAÇÃO DA FRATERNIDADE – É o tema da mensagem que o Senhor nos dá.
I. A VERDADEIRA FRATERNIDADE NÃO TEM PRECONCEITOS
1. Quem era Daví ?Humilde pastor de ovelhas. Que tinha o cheiro de ovelhas. Um campezino. De roupas simples . Linguajar interiorano. Um jovem simples.
2. Quem era Jônatas ? Filho do Rei Saul. Portanto Príncipe. Membro da Realeza.Jovem famoso.Educado na melhor escola. Roupagem de príncipe (Griff da Corte Real).
3.Possuidor de riquezas .O Lindo do Verdadeiro Amor é que ele não faz acepção, não discrimina, não divide, não separa (Não há “appartaid” )
4. AMAI-VOS!!! Jo 13:34
“Um Novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; assim como Eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros Jo 15:12 “O meu mandamento é este, que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.” Rm 12:9,10 “O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal; preferindo-vos em honras uns aos outros.
II. A VERDADEIRA FRATERNIDADE ESTÁ BASEADA NA ALIANÇA DO AMOR
v. 1) A alma de Jônatas se ligou a de Daví”Amor é fusão v. 1) “E Jônatas o amou como a sua própria alma”Amor é Renúncia v. 3)“E Jônatas e Davi fizeram Aliança” – Amor é Aliança (Pacto)Vivemos num tempo, em que amamos mais as coisas do que pessoas É a Síndrome de Jonas – (Qual foi seu maior pecado ???) Aliança profunda é – Jo 13:1 2. Para desfrutarmos desta verdade tão linda – Precisamos de um Batismo de Amor – Rm 5:5
III. A VERDADEIRA FRATERNIDADE É CHEIA DE GENEROSIDADE v. 4)“E Jônatas se despojou da CAPA que trazia sobre si e a deu a Daví, como também suas VESTES, até a sua ESPADA, e o seu ARCO, e o seu CINTO.”O verdadeiro Amor não pede nada em troca, ele dá-se. “E Jônatas despojou…” (Jo 3:16: 15:13; Gl 2:20)O espírito de barganha – não agrada a Deus. A filosofia do “toma lá , da cá” (Jônatas não fazia isto; dava sem pedir nada em troca a Daví)O Amor é presenteiroDuas grandes lições deste jesto de Jônatas(Espiritual e Material): 1ª ) A Lição Espiritual: -Dar a Capa e Vestes:- Signfica oferecer ao meu irmão meu calor, meu afeto, meu carinho -Dar as Armas (Espada e o Arco) – Significa repartir 2ª ) A lição Material O gesto de Jônatas celebra o amor pela Generosidade.
IV. A VERDADEIRA FRATERNIDADE NOS DEIXA PARECIDOSImaginai a cena: Daví veste a roupa de Jônatas, põe a Capa, o cinto; empunha suas armas… O povo olha e diz: “Olha ali Jônatas…”O Amor nos torna parecidos – É a Clonagem do Amor Il.(Dois crentes juntos – Vocês são cristãos???)O que ocorreu na Igreja em Antioquia, segundo Atos 11:26V. A VERDADEIRA FRATERNIDADE PROFETIZAAo despojar-se da roupagem real – Jônatas profetizou com este jesto de amor. Ele profetizou o Reino a Davi. (Veste Daví, e vai já se acostumando com Indumentária de Rei)O Amor é Profeta – Quando eu amo eu profetizo promoção ao meu irmão.Vitória. Triunfo. Bênçãos na vida do meu irmão. (Sl 16:3).
Eliel Soares
Publicado no Recanto das Letras em 04/10/2008Código do texto: T1211364

No comments:

Post a Comment