Wednesday, February 3, 2010

3 Agora de Deus

IS 33.10

»ISAÍAS [33] 10 Agora me levantarei, diz o Senhor; agora me erguerei; agora serei exaltado.

Introdução: O tempo da intervenção de Deus e do glorioso estabelecimento do Reino de Deus tinha chegado. A Derrota do inimigo (Assíria) e a vitória do povo de Deus (Judá) Deus é exaltado. 28 a 33.
· Jerusalém – alvo dos infortúnios e adversidades.
· Tempo: 716 a 687 a.C. Rei Ezequias e Profeta Isaias.
· O Ídolo Nisroque – deus dos assírios. E o verdadeiro Deus.

1. O Destruidor é destruído. Senaqueribe foi traiçoeiramente assassinado pelos seus próprios filhos que desejavam usurpar seu trono. II Rs 19.37
2. O deus dos Assírios – Nisroque
II Rs 19.37 E quando ele estava adorando na casa de Nisroque, seu deus, Adrameleque e Sarezer, seus filhos, o mataram à espada e fugiram para a terra de Arará. E Esar-Hadom, seu filho, reinou em seu lugar.
Contexto histórico: (Os opositores de Deus)
Is 10.5 – Ai da Assíria, a vara da minha ira, porque a minha indignação é como bordão nas suas mãos.
12 - Por isso acontecerá que, havendo o Senhor acabado toda a sua obra no monte Sião e em Jerusalém, então castigará o rei da Assíria pela arrogância do seu coração e a pomba da altivez dos seus olhos.
24 Pelo que assim diz o Senhor Deus dos exércitos: ó povo meu, que habitas em Sião, não temas a Assíria, quando te ferir com a vara, e contra ti levantar o seu bordão a maneira dos egípcios;
A Indignação de Deus contra a Assíria:
As estratégias do inimigo não são suficientes para destruir o povo de Deus
O rei Senaqueribe destruiu primeiro a cidade de Laquis para isolar Jerusalém de qualquer auxilio de viesse do Egito não possibilitando oposição local para a grande invasão ao Egito. É exatamente nessa altura que segundo os relatos Heródoto e a prisma de Senaqueribe (inscrições Assírias) é que aparece uma chusmas de ratos que durante a noite comem e roem as cordas de couro tão necessárias para o funcionamento dos arcos e dos escudos dos Assírios, Deus intervem nessa vitória usando os ratos para uma pestilência terrível os quais trouxeram tumores, e o efeito da peste bubônica como castigo a impiedade dos inimigos.

· Este fato envolvendo Judá resultou-se da crise do rei Ezequias:
· A sua doença - II Rs 20.1-11;
· A visita dos embaixadores da Babilônia - II Rs 20.12-19;
· Os Assírios roubaram os tesouros de Judá.
· As alianças foram rompidas. Ezequias pagou a Senaqueribe com ouro roubado do templo mais ou menos a U$ 3500.000,00 e ainda assim o rei da Assíria cercou Jerusalém e a invadiu sem qualquer respeito aos direitos e aos acordos pré-estabelecidos.
· 1º Agora - Deus tem o controle de Tudo
· 2º Agora - Deus permite as Crises e Circunstâncias.
· 3º Agora - Deus não dá a sua Glória a outrem.

- Operando Deus que impedirá?
- “Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido”. Jó 42.2
- Is 14.27 Pois o Senhor dos exércitos o determinou, e quem o invalidará? A sua mão estendida está, e quem a fará voltar atrás?
- Certos do cumprimento – Jr 51. 20 Tu me serves de martelo e de armas de guerra; contigo despedaçarei nações, e contigo destruirei os reis;
- Deus nos constituiu e designou – At 26. 16 mas levanta-te e põe-te em pé; pois para isto te apareci, para te fazer ministro e testemunha tanto das coisas em que me tens visto como daquelas em que te hei de aparecer;
- Is 14.24 O Senhor dos exércitos jurou, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e como determinei, assim se efetuará.
- Ez 12.28 Assim diz o Senhor Deus: Não será mais adiada nenhuma das minhas palavras, mas a palavra que falei se cumprirá, diz o Senhor Deus.
- Jr 29.11 Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.
- Js 21.45 Palavra alguma falhou de todas as boas coisas que o Senhor prometera à casa de Israel; tudo se cumpriu.

No comments:

Post a Comment