Wednesday, February 3, 2010

Os Dois Lados da Páscoa

Ex 12:1-28.

Introdução:

Apresentamos os dois lados da Páscoa, um descrito pela História e Tradição e outro o fato a História da Bíblia.
Versão Católica:

O que é Páscoa?

Feriado essencialmente cristão, a Páscoa comemora o renascimento e ascensão de Jesus Cristo aos céus. A palavra Páscoa vem do hebraico Pessach, significando ressurreição, vida nova. O Pessach é uma festa judia que comemora a libertação do povo judeu do cativeiro, no Egito, e a passagem através do Mar Vermelho.

A Páscoa é antecedida pela Quaresma, um ritual que tem início 40 dias antes do celebrado dia dos ovos de chocolate. É o período entre a Quarta-feira de Cinzas e o domingo de Páscoa. Durante esse período, a purificação deve ser alcançada por meio de penitência, como o jejum, que promoveria a libertação dos pecados.
Versão Protestante:

Páscoa – “Passagem”, comemoração culminante da Redenção de Israel, deveria ser comemorada por estatuto perpetuo. Ex:12.14.

I – A Páscoa apresenta os sinais: (2 Sinais). A Páscoa foi substituída pela Ceia.

1. O fim de uma serie de juízos sobre os egípcios.

2. A Libertação de Israel.

a. A Santa Ceia apresenta Jesus como o Cordeiro – Pascoal. Por ele (Jesus):

v Não participaremos dos juízos de Deus, Rm: 8:1.
v Libertação da Escravidão do pecado e do Mundo (Egito).

II – A Páscoa era apresentada por Símbolos:

1. O Catolicismo apresenta:
q Por que o coelho simboliza a Páscoa? Além de ser símbolo da fertilidade, o coelho tem a ver com o renascimento da vida. Na Europa, a Páscoa coincide com o início da primavera, quando toda a neve derrete e a vida ressurge, após o período de frio. Esse é o momento em que os coelhos deixam suas tocas, após a hibernação de inverno.

q O simbolismo do ovo No início do cristianismo, presenteava-se com alimentos. O ovo passou a ter duplo significado: além de ser um presente era um símbolo de uma nova vida, lembrando o sepulcro de Jesus, que ressurgiu no dia de Páscoa. O chocolate foi introduzido na tradição por volta do século 9, na Inglaterra, quando a indústria do doce começou a se desenvolver. O costume chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses.

q Semana Santa

Os rituais da Igreja Católica são: Domingo de Ramos - Celebra a entrada de Jesus em Jerusalém para o festejo da Páscoa. Os ramos são levados à igreja para serem abençoados pelo padre. Seu ramo simboliza você, que é parte da videira, árvore que representa Jesus. Depois da cerimônia, os ramos são queimados para serem usados na Quarta-feira de Cinzas do próximo ano. Quinta-Feira Santa - Neste dia acontece a cerimônia do lava-pés, lembrando a Última Ceia, quando Jesus lavou os pés dos apóstolos. Essa liturgia simboliza a humildade. Sexta-Feira da Paixão - Único dia do ano em que não há missa, acontecendo apenas a Celebração da Palavra. É quando acontece a procissão que reproduz a via-sacra. Sábado de Aleluia - Dia em que se acende o Círio Pascal, símbolo da luz de Cristo, que ilumina o mundo. Acontece também a Vigília Pascal. Domingo de Páscoa - Dia final da Semana Santa, o domingo celebra a ressurreição de Cristo. Além da tradicional missa, costuma acontecer uma encenação da ressurreição.

III – A Páscoa para o Povo de Israel era apresentada por Símbolos:

1. Cordeiro – (Tipificava Jesus) “Eis o Cordeiro”. João 1:2-9.

a. 1o. Mês do Ano = Calendário Judaico (Abide – Abril)

b. Dia 10 – o cordeiro seria guardado por 4 dias.

c. Dia 14 – Dia da Imolação v. 6.

d. O Cordeiro era sem:
v Macula.
v Defeito.
v Macho de um ano.
Jesus não tinha:
v Macula nem
v Defeito. I Pe 1:18, 19.

e. Não podia quebrar nenhum osso do cordeiro. 4,6.
Jesus, antes expirou e quando os soldados foram para quebrar as pernas ele já estava morto. Jo 19:33 e 36.

f. O Cordeiro era separado 4 dias antes.
v Jesus entrou em Jerusalém no dia da separação e, morreu. Ex 12:6.

g. O cordeiro era imolado às 15hs (hora nona). Mc 15:33, 34. Portanto, Jesus é a nossa pecados. I Jo 1:7. (entre as 2 tardes).

2. O sangue do Cordeiro – representava a “expiação” Ex 12:7. O sangue de Jesus foi derramado para expiar os nossos pecados. I Jo 1;.

3. Alfaces Bravas – v. 8 – representava a amargura do cativeiro.

4. Os Pães Asmos – representava o emblema da pureza (sem fermento) Ex 12:8.

5. Aspersão do Sangue do Cordeiro nos Umbrais da Porta. V. 13, 22 e 23. – representavam um sinal de fé, porquanto eles saíram por fé?
Hb 11-28.

Tipologia Do Cordeiro
Cordeiro = Jesus.

No comments:

Post a Comment