Monday, August 23, 2010

Hoje e Sabado - Vamos a Betesda


João 5.1-15

Introdução: Ao lermos esta passagem, qual seria a primeira coisa que Deus estaria dizendo a mim e a você hoje? A resposta que ouço é muito simples - "Hoje é sábado". Para a cultura Judaica o "sábado" é sagrado, tem como objetivo cessação de atividade.

Os judeus acharam que Deus queria que desistisse de todo trabalho, não sabendo que o sábado foi feito para o homem.Só Marcos (2.27) tem esta frase; informando-nos que o sábado foi consagrado para o homem, portanto, este versículo relata que o senhorio de Cristo sobre o sábado abriu o caminho à igreja primitiva a abandonar a obrigação de guardar o sétimo dia (Rm 14.5, Gl 4.10).

Muitas vezes nós estamos vivendo a realidade do sábado Judaico (cessação de atividade) em todos os dias, com relação à obra missionária, ou seja, desistindo do convite de Jesus, vamos à Betesda!

1º Convite:
É sábado, Jesus diz aos discípulos - vamos à Betesda.
É hora de definir a agenda, de estabelecer prioridades.
É hora de definir o que vamos fazer hoje. Imagino a reação deles. Ah, não! Betesda é um lugar muito ruim, complicado, lugar de miséria e pobreza.
Qual é a prioridade da sua vida e da minha vida?
Qual é a prioridade da vida da Igreja?
Por onde nos andamos?
Qual é a nossa geografia?
Com que sonhamos?
O que buscamos?

Na verdade nós estamos indo longe de Betesda.
Vivo fugindo de ir a Betesda.

Queremos algo novo, quero um carro novo, uma bela casa, gabinete pastoral etc. Essa é a minha tentação e a minha tendência, porém, Jesus insiste em dizer a Igreja brasileira "Não se esqueça de Betesda!

Vamos comigo à Betesda?
"Betesda é o lugar aonde a gente não quer ir.
Sabe por quê?

Porque lá é o lugar do pequeno, do fraco, do abandonado, do solitário, do enfermo, do cansado e do paralítico abandonado por 38 anos.
Não é o lugar onde nós queremos estar, mas é ali que precisamos estar.

A Igreja precisa sempre rever as suas prioridades com relação à Betesda! Proclamar o reino de Deus, vivendo o evangelho de Cristo.

2º Convite de Jesus para nós.

“Abra os olhos”! Dê uma Olhadinha. Jesus corre os olhos... Então ele enxerga aquela pessoa ali e começa a andar em sua direção.

O paralítico não estava acostumado a erguer os olhos, só a estender a mão – era um paralítico, humilhado, abandonado, esquecido e cabisbaixo.

Mas quando os olhos dele encontram os olhos de Jesus, alguma coisa muito forte acontece. Da mesma forma, precisamos que as pessoas ao olhar para nós, tenham esta percepção.

Gente, que coisa fantástica? Não é por causa de mim, não é por causa de você, é por causa da viúva pobre, da criança abandonada, e das nações e países sem o evangelho.

É por causa de Betesda!
E ali que nasce esse encontro de esperança.
Jesus pergunta “Você quer ser curado?”
Lógico que sim! Mas eu nunca chego lá. Mas Jesus chega lá: “Levante-te, toma o teu leito e anda”. Que coisa boa! E a igreja seguindo o exemplo de Jesus, também precisa chegar lá.

A igreja é mensageira desta palavra: “Toma o leito e anda”. Porque se a Igreja não for o paralítico continuará lá.

Depois de dois convites maravilhosos do nosso Mestre, eu vejo duas tentações;

1º Tentação: Perca do foco.
Quais são as nossas grandes tentações?
Ali, o templo estava organizado, tudo em seu lugar, tudo bonitinho. Porém, havia um problema central, o templo de Jerusalém perdera o foco. E quando o paralítico foi curado, o templo olhou e viu que ele carregava uma maca e disse: “Não pode, hoje é sábado!”
O interessante é que durante 38 anos em que o paralítico ficou jogado sobre a maca o templo não o enxergou. Essa é a nossa grande tentação; de preocuparmos com nós mesmos. É a tentação de perder o foco.
E quando a igreja não caminha mais com Jesus para Betesda e só circula no templo, ela perde o foco.

Igreja quais são as nossas prioridades?

2º Tentação: Esquecer-se de encontrar o paralítico novamente.
A gente fica andando de um paralítico para outro e dizendo: “Levante-te e anda, levanta-te e anda, levanta-te e anda”. Essas palavras começam a se tornarem comuns. Jesus volta a encontrar o paralítico naquele mesmo dia: “Olá, tudo bem? Por onde você andou hoje? E Jesus diz: agora, que você anda, agora que está curado, vá e não peques mais”.

Deus tem interesse na totalidade da sua vida.

A missão de Deus é a recuperação total da vida humana, segundo o sonho de Deus na criação e se segundo o modelo previsto pela redenção.

A igreja precisa também ir com Jesus até Betesda, mas precisa também acompanhá-lo no segundo encontro, para que o paralítico entre no discipulado. Amém.

Ev. Alexandre Moreira.

No comments:

Post a Comment