Monday, August 16, 2010

“QUATRO CONDIÇÕES PARA A OVELHA DEITAR-SE”



"QUATRO CONDIÇÕES PARA QUE A OVELHA

VENHA A DEITAR-SE"

Salmo 23:2 “Deitar-me faz em verdes pastos...”

Introdução:


- O deitar de uma ovelha, significa um estado de plena satisfação, tranquilidade e segurança.
- Se alguns importantes requisitos não forem atendidos, a ovelha inquieta não deita-se para descansar e para remoer os verdes pastos.
- Baseado em informações verazes a respeito, pensemos nestes importantes requisitos, que nos levam para profundas lições espirituais como ovelhas do Bom Pastor.

1. A OVELHA DEITA-SE QUANDO ESTÁ LIVRE DE TEMORES

- Se a ovelha sente-se insegura e com medo, jamais repousa; sua inquietação não permitirá que se renda ao descanso.
- Se frente ao perigo, entra imediatamente em panico. Toda ovelha possui uma natureza muito frágil e sensivel que se assusta com muita facilidade. Um pequeno coelho saltando pode provocar um estouro no rebanho. O interessante, que ocorre uma reação em cadeia: Uma ovelha assustada apavora as demais, que saem em disparada sem saberem o que provocou o susto.
- Quantas ovelhas do Senhor vítimas do medo e do panico, decorrente de conflitos existenciais, traumas, frustrações, decepções, e também presas dos ataques malignos violentos. Vidas que se sentem inseguras e com profundo sentimento de desproteção.
- Mas a presença do Pastor Jesus traz segurança e paz ‘as ovelhas temerosas e aflitas – Jo 10:11-16

2. A OVELHA DEITA-SE QUANDO ESTÁ LIVRE DE INSETOS

- Comumente as ovelhas são atacadas em sua lã pelo carrapato. Também é digno de nota mencionar a “mosca nasal” (minúscula, mas terrível) pois é capaz de penetrar pelas vias respiratórias da ovelha, causando-lhe irritação, infecções, febre, e muitas vezes, a morte.
- Quantos insetos espirituais tem deixado muitas ovelhas do Senhor enfermas.
- Um grande número de estudiosos do Salmo 23, através dos séculos, dividem este renomado Salmo em duas partes: A primeira parte: O Pastor - Jeová e sua ovelha – cada um de nós (onde vemos cuidado, pastoreio e proteção, do verso 1 ao verso 4) – E a Segunda parte: O Hospedeiro Deus, que nos serve um grande banquete em meio a uma guerra, e ainda unge a nossa cabeça com precioso óleo, fazendo nosso cálice transbordar; e nos acompanha com sua bondade e misericórdia por toda a vida e nos faz habitar em sua Casa.

Creio que as duas partes de Salmo, na verdade, fazem cenário do mesmo contexto.Desde os tempos antigos, os pastores de ovelhas, ao notarem que algum inseto pertubava seu rebanho – imediatamente, derramavam um unguento preparado (uma espécie de repelente medicamentoso), que não somente tinha ação repelente ao inseto, mas de boa ação medicinal para a restauração da ovelha infectada.

- Como ovelhas do Bom Pastor, deixemos que a Unção do Espírito Santo esteja em nossa cabeça – Ec 9:8, Sl 23:5 "...unges a minha cabeça com óleo..."

-Esta Unção em nossa vida significa proteção e Saúde.

3. A OVELHA DEITA-SE QUANDO ESTÁ LIVRE DE QUALQUER OPRESSÃO POR PARTE DE OUTRA OVELHA

- Em todo rebanho existem aquelas ovelhas mais fortes e ardilosas, que prevalecem sobre as mais fracas.
- Tomam o melhor lugar no pasto, o melhor lugar para beber água, etc.
- Então, as mais fracas – ao sentirem tal tipo de opressão dentro do rebanho, não se deitam enquanto tal opressão persiste.
- Na pequena lista de tipos de ovelha em Ezequiel 34:16, vemos entre as boas – duas más e perversas, chamadas por Deus de: forte e a gorda. Que são exatamente aqueles crentes prepotentes e maus, que tantos males causam aos mais fracos.Vez por outra ouvimos de injustiças que ocorrem dentro da congregação, dentro de nossas convenções e ministérios. Quando a ovelha perversa, oprime a sincera – que é esmagada sem dó, nem piedade. O texto de Ezequiel, nos diz das benditas promessas de restauração e cuidado para as ovelhas fragilizadas; mas a ovelha forte e gorda – serão destruidas pelo Senhor.

4. A OVELHA DEITA-SE QUANDO ESTÁ ALIMENTADA

- Exatamente, porque a ovelha deita-se para remoer o alimento já ingerido.
- Enquanto estiver com fome, jamais se deitará.
- Penso no elevado número de crentes, que até hoje não desfrutaram da plena satisfação em Cristo, porque não estão sendo alimentados pela Plavra de Deus.Povoam os templos, mas, estão sem alimentação bíblica para seu coração – Mt 4:4
- Cada ovelha alimentada pela Palavra de Deus, certamente diz como disse o profeta Jeremias: “Achando-se as tuas palavras logo as comi, e a tua Palavra foi para mim, gozo e alegria do meu coração.” (Jr 15:16)

Pastor Marcos Antonio

1 comment:

  1. Isto é uma pregação textual, comentário, sermão tópico. Cadê o restante da perícope? Porque não se utilizar da exposição bíblica e alimentar as ovelhas com o que Deus quer dizer em sua Palavra?

    ReplyDelete